orientações para elaborar relatório ensino fundamental


MATEMÁTICA
PRODUZ ESCRITA NUMÉRICAS RELATIVAS A NÚMEROS FAMILIARES E FREQUENTES
UTILIZA ESTRATÉGIAS DE CONTAGEM DOS OBJETOS DE UMA COLEÇÃO DE OBJETOS FIXOS
COMPARA A QUANTIDADE DE OBJETOS DE DUAS COLEÇÕES APRESENTADAS, INDICANDO MAIOR OU MENOR
COMPARA ESCRITAS NUMÉRICAS E IDENTIFICA O MAIOR OU O MENOR NÚMERO REPRESENTADO
IDENTIFICA ESCRITAS REGISTRADAS NO QUADRO NUMÉRICO
IDENTIFICA DIAS DA SEMANA, EXPLORANDO O CALENDÁRIO
LÊ TABELAS SIMPLES
IDENTIFICA A LOCALIZAÇÃO DE OBJETOS EM ILUSTRAÇÕES

LÍNGUA PORTUGUESA
ENCONTRA-SE NO PERÍODO PRÉ-SILÁBICO DA ESCRITA, UTILIZANDO GRAFISMOS E OUTROS SÍMBOLOS
ENCONTRA-SE NO PERÍODO PRÉ-SILÁBICO DA ESCRITA, UTILIZANDO LETRAS DESCONECTADAS UMAS DAS OUTRAS
ENCONTRA-SE NO PERÍODO PRÉ-SILÁBICO DA ESCRITA, UTILIZANDO NO MÍNIMO, TRÊS LETRAS PARA UMA PALAVRA
ENCONTRA-SE NO PERÍODO PRÉ-SILÁBICO DA ESCRITA, UTILIZANDO DIFERENTES LETRAS PARA UMA PALAVRA
ENCONTRA-SE NA FASE SILÁBICA SEM VALOR SONORO, ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE A FALA E A ESCRITA, NÃO FAZENDO USO DO VALOR SONORO CONVENCIONAL
ENCONTRA-SE NA FASE DA ESCRITA SILÁBICA COM VALOR SONORO, ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE A FALA E A ESCRITA, FAZENDO USO DO VALOR SONORO CONVENCIONAL
ENCONTRA-SE NA FASE DA ESCRITA SILÁBICA ALFABÉTICA, ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE A FALA E A ESCRITA, ORA UTILIZANDO UMA LETRA PARA CADA SÍLABA, ORA UTILIZANDO MAIS LETRAS
ENCONTRA-SE NA FASE DA ESCRITA ALFABÉTICA, NÃO OBSERVANDO AS CONVENÇÕES ORTOGRÁFICAS
ENCONTRA-SE NA FASE DA ESCRITA ALFABÉTICA, OBSERVANDO ALGUMAS DAS CONVENÇÕES ORTOGRÁFICAS
ENCONTRA-SE NA FASE DA ESCRITA ALFABÉTICA, SEMPRE OBSERVANDO ALGUMAS DAS CONVENÇÕES ORTOGRÁFICAS
EXPRESSA-SE ORALMENTE COM CLAREZA
ESCREVE O PRÓPRIO NOME
Identifica e escreve seu nome completo 
UTILIZA O PRÓPRIO NOME PARA ESCREVER OUTRAS PALAVRAS
RECONHECE O SEU NOME E OS NOMES DOS COLEGAS
LOCALIZA OS VERSOS DE UMA PARLENDA
ESCREVE TÍTULO ADEQUADO PARA CANTIGA E PARLENDA
ESCREVE TEXTOS CONHECIDOS, MANTENDO-SE AS RIMAS
ORGANIZA VERSOS DE UMA QUADRINHA CONHECIDA
CONSEGUE RECONHECER ALGUMAS/TODAS AS LETRAS, RECITANDO O ALFABETO NA SEQUÊNCIA CORRETA
RECITA QUADRINHAS CONHECIDAS COM EXPRESSIVIDADE, PAUSAS E ENTONAÇÃO ADEQUADAS
LÊ ESTABELECENDO RELAÇÃO ENTRE O ORAL E O ESCRITO
ACOMPANHA A LEITURA REALIZADA PELA PROFESSORA
RECONHECE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO CONTO DE FADAS
RECONTA CONTO DE FADAS
ESCREVE TÍTULO ADEQUADO PARA CONTO DE FADAS
Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:
O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor, não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.

Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos:

O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor, não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.

Concentração e atenção às explicações em sala de aula:

O aluno é participativo.
O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.

Quanto à correção:

O aluno não consegue corrigir os erros sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.

Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas:

Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.

Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula:

O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é EXCELENTE, mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.

Quanto à disciplina:

O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.
O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.
O aluno CONVERSA, porém acata às regras da sala. Uma chamada de atenção é suficiente.
O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.

Quanto ao reforço:

O aluno não necessita de reforço paralelo.
O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).

Quanto ao material usado em sala e lição de casa:

O aluno realiza a lição de casa com capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.

Quanto à Leitura:

O aluno lê com fluência e entonação adequados.
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.

Quanto ao uso de óculos:

O aluno não usa óculos.
O aluno usa óculos normalmente.
O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.

Em relação à assiduidade do aluno:

falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
o aluno não falta, exceto se for estritamente necessário.
o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.

Em relação a seus materiais:

organiza com ajuda das professoras.
organiza com total independência.
não consegue se organizar.
esquece frequentemente materiais na sala.
perde frequentemente materiais na sala.

Em relação aos responsáveis:

– “necessitam” de atenção ESPECIAIS.
– são participativos.
– são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
– geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
– não são participativos e pouco comparecem às atividades.

 


Você pensa: O aluno não sabe
Você escreve: O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado…
Você pensa: Não tem limites
Você escreve: Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois…
Você pensa: É nervoso
Você escreve: Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois…
Você pensa: Tem o costume de roubar
Você escreve: Apresenta dificuldades de autocontrole quando…
Você pensa: È agressivo
Você escreve: Demonstra agressividade em situações de conflito, usa de meios físicos para alcançar o que deseja…
Você pensa: É bagunceiro, relaxado, porco…
Você escreve: Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.
Você pensa: Não sabe nada
Você escreve: Aprendeu algumas noções, mais necessita desenvolver…
Você pensa: É largado da família
Você escreve: Apresenta ser desassistido da família, pois…
Você pensa: É desobediente
Você escreve: Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos alunos; Tem dificuldades em cumprir regras…
Você pensa: É apático, distraído
Você escreve: Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
Você pensa: É mentiroso
Você escreve: Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.
Você pensa: É fofoqueiro
Você escreve: Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
Você pensa: É chiclete
Você escreve: É muito afetuoso, demonstra constantemente seu carinho…
Você pensa: É sonso e dissimilado
Você escreve: Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.
Você pensa: É preguiçoso
Você escreve: Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades.
Você pensa: É mimado
Você escreve: Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.
Você pensa: É deprimido, isolado, anti-social
Você escreve: Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
Você pensa: É tagarela
Você escreve: Costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
Você pensa: Tem a boca suja
Você escreve: Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
Você pensa: Possui distúrbio de comportamento
Você escreve: Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como…
Você pensa: É egoísta
Você escreve: Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.

Sugestões para Relatório Individual do aluno: EVOLUÇÃO DO ALUNO NO CONTEXTO ESCOLAR

Seu processo de adaptação à nova turma foi tranquilo uma vez que continuou com a mesma turma e a mesma professora.
Seu convívio com os demais adultos presentes na escola é excelente.
Relaciona-se muito bem com todos os colegas .
É uma criança muito tranquila, independente e criativa sendo muito organizada com seu material individual e coletivo.
Respeita as regras e combinados (da escola e da sala de aula).
Têm um ótimo comportamento.
Participa de todas as atividades propostas com prazer.
Em alguns momentos apresenta timidez.
É assídua e pontual.
Revela habilidades motoras, coordenação motora fina, sequência lógica, percepção visual e capacidade de análise síntese adequados à sua idade.
Quanto à assimilação e fixação dos conteúdos é excelente, independente e realiza todas as atividades.
Apresenta atenção e concentração em sala de aula e é participativa.
Faz leitura de palavras, frases e pequenos texto, assim como o registro dos mesmos, sem auxílio da professora.
Seria e classifica objetos. Reconhece e registra os numerais fazendo o uso adequado dos mesmos no dia a dia.
Participa com interesse dos projetos interdisciplinares, têm noção de si mesma, família, escola, alimentação e profissão.
É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:
A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
Valorizar e registrar o desenvolvimento SÓCIO AFETIVO como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;
Deve-se proceder relação com o registro anterior;
Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.

Sugestões para iniciar relatórios
Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno…
Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre…
A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em…
Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno…

Desenvolvimento cognitivo
O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.
O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita.
O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes.
Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.
Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.
Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender.
Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.
Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.
Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas.
O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.
Realiza cálculos simples de adição e subtração.
Realiza cálculos com auxilio de material concreto.
É curioso, questiona e busca informações.
Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc.
Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.
Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta.
Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.
Nas atividades orais demonstra desenvoltura ( ou inibição)
Ocasionalmente troca letras
Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;
Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo…;
Expressa a escrita representando IDEIAS através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos
Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
Identifica e escreve seu nome completo;
Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
Apresenta dificuldades ortográficas
Identifica e escreve seu nome completo
Ainda não faz relação entre o que fala e escreve
Participa com interesse e produtividade.
Boa participação nas atividades realizadas em sala.
Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe.
Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes.
É criativo e comunicativo.
Coopera com colegas e professora.
O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.
Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.
Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.
É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.
Aceita sugestões da professora e dos colegas.
Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.
Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
Colabora na construção de regras;
Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
Reconhece as relações entre fala e escrita;
Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;
Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;
Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;
Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;
Distingue a língua escrita da língua oral;
Demonstra compreensão do sistema alfabético;
Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;
Produz frases com lógica;
Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;
Distingue letras na linguagem oral e escrita;
Encontra-se na fase pré-silábica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.
Percebe que as letras são para escrever porem ainda não sabe como isso se processa;
A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;
Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;
É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;
Deve-se proceder relação com o registro anterior;
Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.

Sugestões para iniciar relatórios
Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno…
Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre…
A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em…
Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno…
Desenvolvimento cognitivo
O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.
O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita.
O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.
Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes.
Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.
Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.
Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender.
Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.
Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.
Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas.
O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.
Realiza cálculos simples de adição e subtração.
Realiza cálculos com auxilio de material concreto.
É curioso, questiona e busca informações.
Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc.
Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.
Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta.
Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.
Nas atividades orais demonstra desenvoltura …( ou inibição)
Ocasionalmente troca letras
Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;
Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo…;
Expressa a escrita representando ideias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos
Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;
Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;
Identifica e escreve seu nome completo;
Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;
Apresenta dificuldades ortográficas
Identifica e escreve seu nome completo
Ainda não faz relação entre o que fala e escreve
Participação- convívio social
Participa com interesse e produtividade.
Boa participação nas atividades realizadas em sala.
Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe.
Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes.
É criativo e comunicativo.
Coopera com colegas e professora.
O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.
Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.
Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.
É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.
Aceita sugestões da professora e dos colegas.
Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.
Contribui para a integração e o crescimento do grupo;
Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;
Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;
Colabora na construção de regras;
Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;
Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;



Comentários

Postagens mais visitadas